CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Disciplina: MARKETING DE PRODUTOS
E SERVIÇOS
Professor: Nilo Rogério Barros
DATA:
06/06/2014 Unidade/turma: bonsucesso – MKT0501N
Aluno: andré viana da silva
matricula: 10101752
QUESTIONÁRIO
SOBRE SOUTHWEST AIRLINES
1. Qual é em síntese a
cadeia de serviço da Southwest?
R-> A
cadeia de serviço da Southwest é:
-
Oferecer serviços de curtas distâncias,
-
Baixo custo de ponto a ponto entre cidades de médio porte,
-
Aeroportos secundários de grandes cidades,
-
Por ter sucesso neste setor turbulento como é o de companhia aérea,
-
Serviços de excelência qualidade,
-
Seus clientes abrangem usuários empresários,
-
Familiares e estudantes,
-
Tarifas baixas (atraem clientes sensíveis ao preço que, de outro modo,
viajariam de ônibus ou de automóvel),
-
Prestação de serviços convenientes,
-
Baixo custo (tipo específico de rotas),
-
Manter aviões em voo mais horas do que os concorrentes,
-
Fornece saídas mais frequentes com menor quantidade de aeronaves,
-
Transferência de bagagem entre classes de serviços diferenciadas,
-
Marketing interno bem desenvolvido comprometendo os funcionários com
atendimento de qualidade.
2. O que a diferencia
das demais companhias aéreas Norte-Americanas e Brasileiras?
R: -> COMPETIR
POR TALENTO:
Fazendo
um enorme esforço para atrair as melhores pessoas. A Southwest prefere admitir
pessoas talentosas e treiná-las para habilidades específicas do que admitir
pessoas com mais experiências e menos talentos. Tendo um foco todo para
compreender o cliente interno, fazendo-os capazes de enxergar o mundo externo
para melhor satisfazer os seus clientes em geral.
3. Qual é o foco
estratégico do marketing interno?
R: -> Todo o foco da organização é para
compreender o cliente interno. Em cada área as sinergias são utilizadas para o
sucesso do marketing. Proporcionar um serviço de excelência qualidade.
4. De que maneira o marketing interno se integra
com marketing externo?
R: -> O marketing interno aparece como
pré-requisito para constituir equipes de funcionários capazes e motivados, que
lideram alto nível de qualidade de serviços. Logo, o elevado nível de qualidade
de serviços direciona a satisfação e retenção de clientes, gerando elevada
receita de vendas e, em última instância, um grande lucro. Ou seja, a
integração do cliente externo.
5. Qual é o significado
da expressão: “servir é o serviço”?
R: -> Servir é o desenvolver de uma ação
ligada a um determinado dever ou função de prestar um serviço.
Exemplo:
Realizar
celebrações por desempenhos setoriais e participativos de programas
comunitários. A Southwest é considerada companhia modelo por oferecer
espontaneamente diversas opções de serviços inusitados, nisto estimulando seus
funcionários para ações.
6. Que empresa aérea
brasileira melhor se encaixa na estratégia de serviços da Southwest? E por quê?
R: -> A Gol Linhas Aéreas, por ter se
transformado em uma das empresas mais enxutas e lucrativas do mundo. O seu
modelo de negócio que implantou no país logo causou um efeito cascata na
indústria aeroviária.
A sua estratégia de
serviços se encaixa com a Southwest por ter:
-
Tarifas a preços acessíveis,
-
Viajantes que migraram do transporte rodoviário para o aéreo por motivo das
tarifas que são baixas em determinados horários de voo,
-
Política atenta ao controle dos custos,
-
Investimentos em equipamentos modernos,
-
Gerar demanda em passageiro de negócios, como também passageiros de lazer,
-
combinar baixas tarifas com serviços simplificados e confiáveis,
-
Aumento de sua participação no mercado
-Valorização
de conceitos como sofisticação,
-
Glamour na promoção do transporte aéreo
-
Valorização dos funcionários (investindo em cada, focando em clientes
externos).
Esses são os serviços da
Gol que se encaixam com a Southwest.
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