sexta-feira, 27 de junho de 2014

MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇO



      CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 
    
     CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Disciplina: MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Professor: Nilo Rogério Barros  
DATA: 06/06/2014 Unidade/turma: bonsucesso – MKT0501N
Aluno: andré viana da silva   matricula: 10101752

QUESTIONÁRIO SOBRE SOUTHWEST AIRLINES

1. Qual é em síntese a cadeia de serviço da Southwest?

R-> A cadeia de serviço da Southwest é:

- Oferecer serviços de curtas distâncias,
- Baixo custo de ponto a ponto entre cidades de médio porte,
- Aeroportos secundários de grandes cidades,
- Por ter sucesso neste setor turbulento como é o de companhia aérea,
- Serviços de excelência qualidade,
- Seus clientes abrangem usuários empresários,
- Familiares e estudantes,
- Tarifas baixas (atraem clientes sensíveis ao preço que, de outro modo, viajariam de ônibus ou de automóvel),
- Prestação de serviços convenientes,
- Baixo custo (tipo específico de rotas),
- Manter aviões em voo mais horas do que os concorrentes,
- Fornece saídas mais frequentes com menor quantidade de aeronaves,
- Transferência de bagagem entre classes de serviços diferenciadas,
- Marketing interno bem desenvolvido comprometendo os funcionários com atendimento de qualidade.

2. O que a diferencia das demais companhias aéreas Norte-Americanas e Brasileiras?

R: -> COMPETIR POR TALENTO:

 Fazendo um enorme esforço para atrair as melhores pessoas. A Southwest prefere admitir pessoas talentosas e treiná-las para habilidades específicas do que admitir pessoas com mais experiências e menos talentos. Tendo um foco todo para compreender o cliente interno, fazendo-os capazes de enxergar o mundo externo para melhor satisfazer os seus clientes em geral.

3. Qual é o foco estratégico do marketing interno?

R: -> Todo o foco da organização é para compreender o cliente interno. Em cada área as sinergias são utilizadas para o sucesso do marketing. Proporcionar um serviço de excelência qualidade.

4.  De que maneira o marketing interno se integra com marketing externo?

R: -> O marketing interno aparece como pré-requisito para constituir equipes de funcionários capazes e motivados, que lideram alto nível de qualidade de serviços. Logo, o elevado nível de qualidade de serviços direciona a satisfação e retenção de clientes, gerando elevada receita de vendas e, em última instância, um grande lucro. Ou seja, a integração do cliente externo.

5. Qual é o significado da expressão: “servir é o serviço”?

R: -> Servir é o desenvolver de uma ação ligada a um determinado dever ou função de prestar um serviço.

Exemplo:

Realizar celebrações por desempenhos setoriais e participativos de programas comunitários. A Southwest é considerada companhia modelo por oferecer espontaneamente diversas opções de serviços inusitados, nisto estimulando seus funcionários para ações.

6. Que empresa aérea brasileira melhor se encaixa na estratégia de serviços da Southwest? E por quê?

R: -> A Gol Linhas Aéreas, por ter se transformado em uma das empresas mais enxutas e lucrativas do mundo. O seu modelo de negócio que implantou no país logo causou um efeito cascata na indústria aeroviária.


A sua estratégia de serviços se encaixa com a Southwest por ter:

- Tarifas a preços acessíveis,
- Viajantes que migraram do transporte rodoviário para o aéreo por motivo das tarifas que são baixas em determinados horários de voo,
- Política atenta ao controle dos custos,
- Investimentos em equipamentos modernos,
- Gerar demanda em passageiro de negócios, como também passageiros de lazer,
- combinar baixas tarifas com serviços simplificados e confiáveis,
- Aumento de sua participação no mercado
-Valorização de conceitos como sofisticação,
- Glamour na promoção do transporte aéreo
- Valorização dos funcionários (investindo em cada, focando em clientes externos).

Esses são os serviços da Gol que se encaixam com a Southwest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário