domingo, 29 de junho de 2014

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS 2014.1 - A2 Parte 1


          CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
 

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Disciplina: Gestão Estratégica de Negócios
Professor: Paulo Wilton Camara
Unidade/turma: Bonsucesso - pro1003n

ALBERTO BESSA SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS LTDA

ELABORADO POR:

Nome
Matrícula
Áreas de responsabilidade
André Viana da Silva
10101752
Diretor
André Alves da Silva
10200788
Gerente de Produção
Ana Paula Ayres da Silva
03154894
Gerente Comercial
Angélica da Silva Rodrigues
10200785
Gerente Administrativo
Caroline Honório Peixoto
10200652
Gerente Financeiro
Rio de Janeiro
Junho/2014
INOVAÇÃO

A inovação desenvolvida é um relógio adaptado e com funções inclusas para facilitar a vida das pessoas privadas de visão. O Clock blind emitirá um sinal sonoro sempre que acionado pelo usuário informando a data e a hora. Tem como principal função um sensor de obstáculos, que irá vibrar no pulso assim que o mesmo se aproximar de algum obstáculo. O sensor emite uma frequência de sonora alta que não é audível pelo ouvido humano, esse sinal reflete no objeto mais próximo e retorna para o sensor.


 CANVAS DO MODELO DE NEGÓCIOS

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

o   Desenvolvimento do produto
o   Conhecimento técnico



1. ATIVIDADES ESTRATÉGICAS DO NEGÓCIO (BASE CADEIA DE VALOR)


o   Produção do produto
o   Venda do Produto
o   Desenvolver soluções tecnológicas


2. OBJETIVOS

2.1 – Objetivo: Produção do Produto:

Confeccionar produtos de qualidade e que atendam as suas especificações técnicas, evitando em 95% os defeitos de fabricação.

2.2 – Objetivo: Venda do Produto:

Vender mensalmente 70% dos produtos produzidos.

2.3 – Objetivo: Desenvolver Soluções Tecnológicas:

Ampliar nossa linha de produtos, criando duas soluções tecnológicas até dezembro de 2014.

3. ESTRATÉGIAS

3.1 – Estratégias para Objetivo Nº 1: Confeccionar produtos de qualidade e que atendam as suas especificações técnicas, evitando em 95% os defeitos de fabricação.

o   Investir na capacitação técnica dos funcionários do setor de produção. Visando aperfeiçoar o processo de produção para que o produto final entregue ao cliente não apresente falhas.
o   Controlar o processo de produção, para que seja possível identificar erros no processo e consequentemente à sua correção para que no final se tenha um produto sem defeitos e com toda a qualidade necessária.

3.2 – Estratégias para Objetivo Nº 2: Vender mensalmente 70% dos produtos produzidos.

o   Investir em publicidade e propaganda.
o   Conquistar e fidelizar os clientes, visando sua satisfação, fazendo com que o cliente volte a comprar na empresa.

3.3 – Estratégias para Objetivo Nº 3: Ampliar nossa linha de produtos, criando duas soluções tecnológicas até dezembro de 2014.

o   Desenvolver um fórum no site oficial da empresa para captar ideias e sugestões de clientes e demais interessados. Conferindo diariamente as informações postadas, com o intuito de criar um protótipo e testar ideias (produtos) em potencial, com nas informações do mercado.
o   Investir no registro da patente da inovação desenvolvida. Para que não ocorra de outra empresa se apoderar da nossa ideia e tecnologia, colocando o produto antes no mercado.

4. AÇÕES PARA DESENVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS

FERRAMENTA 5W2H
Sequencia de atividades necessárias para desenvolver um diagnostico, um plano de ação, uma forma de agir.
ETAPAS:
ESTRATÉGIA 1
O QUE
O QUE SERÁ FEITO?
META
Treinamento dos funcionários do setor de produção.
POR QUE
PORQUE SERÁ FEITO
JUSTIFICATIVA
Confeccionar produtos de qualidade, reduzindo os defeitos de fabricação.
ONDE
ONDE SERÁ FEITO?
LOCAL
Na própria empresa. (setor de produção)
QUANDO
QUANDO SERÁ FEITO?
TEMPO
De Mar a Dez de 2014.
QUEM
QUEM VAI FAZER
RESPONSABILIDADE
Técnico especializado.
COMO
COMO SERÁ FEITO
MÉTODO
Instruções, reuniões, feedbacks.
QUANTO
QUANTO VAI CUSTAR?
CUSTO
R$ 800,00 por mês.




ESTRATÉGIA 2
O QUE
O QUE SERÁ FEITO?
META
Acompanhar e avaliar continuamente cada etapa do processo de produção da empresa.
POR QUE
PORQUE SERÁ FEITO
JUSTIFICATIVA
Evitar causas especiais no processo.
ONDE
ONDE SERÁ FEITO?
LOCAL
No setor de produção da empresa.
QUANDO
QUANDO SERÁ FEITO?
TEMPO
De Mar a Dez de 2014.
QUEM
QUEM VAI FAZER
RESPONSABILIDADE
Gerente de produção.
COMO
COMO SERÁ FEITO
MÉTODO
Inspecionar e retirar amostras durante as etapas da produção.
QUANTO
QUANTO VAI CUSTAR?
CUSTO
Custo zero com o objetivo de reduzir as falhas.



ESTRATÉGIA 3
O QUE
O QUE SERÁ FEITO?
META
Divulgação do nosso produto ao publico.
POR QUE
PORQUE SERÁ FEITO
JUSTIFICATIVA
Atrair e conquistar clientes.
ONDE
ONDE SERÁ FEITO?
LOCAL
Instituto Benjamin Constant, Sites, Ruas.
QUANDO
QUANDO SERÁ FEITO?
TEMPO
De Mar a Dez de 2014.
QUEM
QUEM VAI FAZER
RESPONSABILIDADE
Gerente comercial.
COMO
COMO SERÁ FEITO
MÉTODO
Stand, panfletos, sites, redes sociais.
QUANTO
QUANTO VAI CUSTAR?
CUSTO
R$ 1.050,00 ao mês.


ESTRATÉGIA 4
O QUE
O QUE SERÁ FEITO?
META
Implantar um atendimento de Pós-Venda na empresa.
POR QUE
PORQUE SERÁ FEITO
JUSTIFICATIVA
Para que o cliente confie no produto, adquiram outros e os recomende.
ONDE
ONDE SERÁ FEITO?
LOCAL
Na empresa.
QUANDO
QUANDO SERÁ FEITO?
TEMPO
De Mar a Dez de 2014.
QUEM
QUEM VAI FAZER
RESPONSABILIDADE
Assistente administrativo.
COMO
COMO SERÁ FEITO
MÉTODO
Atendimento ativo. (Telemarketing)
QUANTO
QUANTO VAI CUSTAR?
CUSTO
R$ 700,00 ao mês.


ESTRATÉGIA 5
O QUE
O QUE SERÁ FEITO?
META
Produzir e comercializar produtos que satisfaça as necessidades e desejos dos clientes.
POR QUE
PORQUE SERÁ FEITO
JUSTIFICATIVA
Aumentar nosso leque de produtos.
ONDE
ONDE SERÁ FEITO?
LOCAL
No site da empresa.
QUANDO
QUANDO SERÁ FEITO?
TEMPO
De Mar a Julho de 2014.
QUEM
QUEM VAI FAZER
RESPONSABILIDADE
Gerente administrativo.
COMO
COMO SERÁ FEITO
MÉTODO
Analise junto à área de produção das ideias, testar e prototipar.
QUANTO
QUANTO VAI CUSTAR?
CUSTO
R$ 2.000,00 ao mês.


ESTRATÉGIA 6
O QUE
O QUE SERÁ FEITO?
META
Registro da inovação.
POR QUE
PORQUE SERÁ FEITO
JUSTIFICATIVA
Exclusividade da inovação.
ONDE
ONDE SERÁ FEITO?
LOCAL
INPI.
QUANDO
QUANDO SERÁ FEITO?
TEMPO
Julho de 2014.
QUEM
QUEM VAI FAZER
RESPONSABILIDADE
Diretor.
COMO
COMO SERÁ FEITO
MÉTODO
Patentear o produto.
QUANTO
QUANTO VAI CUSTAR?
CUSTO
R$ 300,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário